domingo, 5 de julho de 2009

Nutrição - Globo Repórter


Globo Repórter - (3-7-2009)

Bem ontem não deu para postarmos sobre o globo repórter de antes de ontem. Então iremos postar agora duas das reportagens que mais chamaram nossa atenção!

O pão mais nutritivo do Brasil!

Essa foi uma das reportagens do programa de antes de ontem, que demonstra o pão mais nutritivo do Brasil.
Foram quase dois anos de trabalho para chegar ao super pão. A massa é simples, a diferença é que os pesquisadores aproveitam o grão inteiro do trigo na farinha.
"A casca do trigo tem fibras, minerais, antioxidantes, vários componentes benéficos para a saúde. No pão branco, praticamente nada disso é aproveitado", explica a engenheira de alimentos Camila Batista da Silva, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
No laboratório é possível ver em detalhes o que se perde na produção da farinha branca. Ao todo é 25% do grão é desperdiçado. Ou seja 25% de um produto importado, e caro!
A casca do trigo é formada de sete camadas ricas em fibras, proteínas, minerais, vitaminas do complexo B. Sem falar no gérmen, o embrião da semente carregado de lipídios, que são gorduras do bem. Foi para aproveitar melhor tudo isso que a pesquisadora Camila Batista da Silva desenvolveu em laboratório o pão de trigo inteiro.
"O pão integral que a gente consome normalmente é feito ao se adicionar o farelo do trigo, casca, na farinha branca, que é a farinha de quebra, de redução. Já a farinha de trigo que nós estamos utilizando contém todos os componentes do grão. É o próprio grão moído, nas proporções existentes no grão", explica Camila.Para chegar à receita ideal, Camila testou enzimas naturais capazes de deixar a massa mais leve. Foram quase dois anos de trabalho para chegar ao superpão.
Esse foi um pequeno resumo sobre a reportagem, pelo que vimos no programa os estudantes provaram o pão e disseram que era muito saboroso, macio... embora ele seja muito nutritivo e bom o pão que continuará no gosto do brasileiro será o bom, e velho pão francês.

Feijão preferido nos nordestinos ajuda baixar o colesterol.

Ele é conhecido como feijão-de-corda, feijão-fraldinho, feijão-caupi... ele é rico em fibras e tem uma prote´na capaz de reverter a deposição de gordura no fígado.
Na mesa ou no laboratório de pesquisa, vai longe a história desse feijão. O feijão-de-corda veio da África e chegou ao Brasil no porão das caravelas. O grão de origem africana foi trazido pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Desembarcado na Bahia, foi ganhando o nordeste e o norte do Brasil. "Descobri que o feijão-de-corda baixa o colesterol", afirma a a nutricionista Karoline Frota que está estudando as propriedades do feijão-de-corda na saúde, no laboratório da USP.A pesquisa começou em 2007, no Laboratório de Nutrição Aplicada da Faculdade de Saúde Pública da USP. A nutricionista Karoline Frota cresceu comendo esse feijão que nunca tinha sido estudado tão detalhadamente. "Eu posso dizer que é a primeira pesquisa a fazer isso Com o feijão-caupi e, mais especificamente, que faz isso com a proteína isolada", ressalta a nutricionista. Como outros tipos de feijão, o caupi também é rico em fibras, ferro e vitaminas, mas Karoline queria saber se a proteína que ele contém tinha o poder de reduzir o colesterol. Por isso, ela teve um trabalhão para extrair a vicilina, a proteína do feijão. A nutricionista queria testar três dietas: uma normal, outra com os grãos triturados e uma terceira só com a proteína do feijão isolada. Ela escolheu hamsters, cheios de gordura no sangue, para fazer o teste. "Nós escolhemos hamsters por causa do metabolismo do colesterol que é muito parecido com o metabolismo dos seres humanos", justifica a pesquisadora. Nos animais, alimentados com a proteína do feijão-de-corda isolada, a redução do colesterol total no sangue foi de 22%. É maior ainda naqueles que comeram os grãos triturados, o que a pesquisadora chama de feijão integral. Nesse caso, o colesterol despencou 54%.
Por tradição nordestinos comem mais o feijão-de-corda, o que é bom para eles, posi reduz o colesterol, mas não adianta nada consumir esse feijão ao lado de uma panela de carne toda gordurosa, e não praticar regularmente exercícios físicos!


Para mais informações acesse: http://g1.globo.com/globoreporter/0,,16614,00.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário